O que é o Turismo de Experiência?



Hoje em dia, muitos turistas optam por essa forma de passeio. Assim, além de usufruir de dias de descanso, eles também aproveitam a viagem para conhecer mais sobre a gastronomia, cultura e costumes do local.


Esse estilo de turismo já existe há muitos anos. No exterior, alguns roteiros famosos envolvem a participação da colheita de azeitonas em Portugal ou na Itália, curso de gastronomia com chef francês, rotas gastronômicas por Paris, entre outras atividades.

No Brasil, o turismo de experiência teve início em 2006 a partir de uma iniciativa do Ministério do Turismo e do Sebrae que implantaram o projeto experimental no Rio Grande do Sul. O objetivo era divulgar a região da uva e do vinho e demonstrar os diferenciais do destino. O projeto fez sucesso com os visitantes e se expandiu para outros locais do país.


Esse formato de viagem vai além da simples hospedagem na Fazenda, por exemplo, pois incentiva o turista a se aprofundar na região e conhecer um pouco mais da realidade dos moradores, do caseiro, da cozinha tradicional mineira, da cultura e dos costumes locais.


A modalidade é vantajosa para o turista que tem a chance de explorar melhor o destino e vivenciar novas experiências, e isso é válido tanto para quem já conhece a Fazenda como para quem está indo pela primeira vez.


Na Fazenda Bom Retiro oferecemos diversas experiências peculiares, através do qual, o visitante pode vivenciar os hábitos rurais, rústicos, porém, marcantes e inesquecíveis, principalmente para quem tem pouco contato com essa cultura. Imagine acordar cedo, abrir a janela e ver a natureza por todos os lados; respirar ar puro e tomar um café preto, torrado na hora; tomar leite puro no curral “ao pé da vaca”; fazer uma caminhada sentindo a terra e o cheiro das flores; apanhar frutas frescas direto do “pé”. Além disso, oferecemos experiências que envolvem a imersão em temas como a história da Fazenda, de Carlos Chagas, da cidade de Oliveira, cultura, eventos gastronômicos, experiências ecológicas, trilhas, cavalgadas, caminhadas, etc.


O turismo de experiência é uma forma de diversificar a viagem. Ao investir em passeios alternativos para explorar o destino você terá a oportunidade de viver experiências únicas, que estimulam a integração com o local, os sentidos e as emoções.


#turismodeexperiencia #fazendabomretiro #minasgerais




53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo