Saiba um pouco sobre o cientista Carlos Chagas, nascido na sede da Fazenda Bom Retiro



Carlos Justiniano Ribeiro Chagas, ou simplesmente Carlos Chagas, nasceu em 9 de julho de 1879, na FAZENDA BOM RETIRO, município de Oliveira, Centro-Oeste de Minas Gerais.


Em 1909, com um relato minucioso, Carlos Chagas anunciou para a comunidade científica a detecção, em humanos, do protozoário Trypanosoma Cruzi, agente causador da doença de Chagas, mal que atinge 6 milhões de brasileiros e que ainda não tem cura.

O trabalho de Chagas é único na história da medicina: inicialmente, a descoberta do agente patogênico, depois, seu estudo e, finalmente, a descrição da moléstia por ele provocada - tudo isso realizado por um único pesquisador. Foi ele ainda o primeiro a descortinar a importância social da nova doença, entre as endemias que assolavam o País.


A repercussão de sua descoberta foi enorme, tanto no Brasil quanto no exterior. E entre tantas homenagens, está uma herma na Praia de Botafogo, no Rio de Janeiro, construída em sua memória pelo escultor Modestino Kanto. Um município do estado de Minas Gerais recebeu seu nome, além de cédulas de Cruzado (depois Cruzado Novo) terem circulado com sua imagem durante a década de 1980.


Quanto aos prêmios recebidos, em 1912 chegou o primeiro, o Prêmio Schaudinn, cedido pelo Instituto de Moléstias Tropicais de Hamburgo, Alemanha. Em 1921 foi nomeado Artium Magistrum, Honoris Causa, da Universidade de Harvard, EUA; em 1923 ganhou o Prêmio Hors-concours, na Conferência Comemorativa sobre o Centenário de Louis Pasteur, em Estrasburgo, França, e em 1925 o Prêmio Kummel, da Universidade de Hamburgo, Alemanha. Ainda recebeu em 1926, 1929 e 1934 outros títulos Honoris causa, vindos das universidades de Paris, de Lima e Livre de Bruxelas, respectivamente.


Recebeu diplomas da Universidade Nacional de Buenos Aires, em 1917 da Faculdade de Medicina da Universidade de Hamburgo, em 1925 e da Cruz Vermelha Alemã, em 1932. Foi nomeado membro da Academia Brasileira de Medicina em 1910, assim que o estudo foi divulgado. Como não havia vagas na época, foi decretado que seria um membro honorário. Também pertenceu à Société de Patologie Exótique da França (em 1919), à Physicans Club of Chicago dos EUA (em 1921), à Associação Médica Panamericana (em 1922), da Sociedade de Artes Médicas das Índias Orientais Neerlandesas (1924), à Academia de Medicina de New York e à Kaiserlich Deutsch Akademie de Naturforscher zur Halle (1926), à Real Sociedade de Medicina Tropical e Higiene de Londres (1928) e da Sociedade de Biologia de Buenos Aires e Academia de Medicina de Paris (1930).

Recebeu o título, em 1920, de Cavaleiro da Ordem da Coroa da Itália; em 1923 de Comendador da Coroa da Bélgica e de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra da França; em 1924 o Grau de Oficial da Ordem de São Thiago, de Portugal; em 1925, o de Comendador da Ordem de Afonso XII, Espanha; em 1926, Comendador da Ordem de Isabel, a Católica da Espanha; e em 1929, Cavaleiro da Ordem da Coroa da Romênia.


#turismodeexperiencia #fazendabomretiro #carloschagas


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo